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A Black Friday 2018 já começou! part. 1

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Isso mesmo que você leu, os empreendedores do e-commerce já estão em clima de Black Friday.

Para aproveitar o melhor momento de vendas online do ano, muitos lojistas já estão se preparando, tomando uma série de providencias para ter a melhor oferta e alcançar o maior número vendas possível.

Se você já atua no e-commerce e não começou a se organizar para esse período, daremos dicas valiosas para que sua loja online comece hoje mesmo a se preparar.

E para quem ainda não tem um e-commerce e pensa em atuar nessa área, o momento de começar é agora. Fique atento e veja como começar a empreender no mercado online e a expandir suas vendas

Nesse primeiro post vamos falar  de três tópicos importantes: Negociação de preços de compra,  formação de preços e comunicação. 

Porque estar na Black Friday de 2018

A Black Friday vem se tornando o grande momento de vendas do fim do ano também aqui no Brasil, os consumidores aguardam as oportunidades de melhores compras justamente nesse período e geram oportunidades de vendas em volume para muitas lojas.

 

Segundo dados do Ebit a Black Friaday de 2017 gerou R$ 2, bilhões de faturamento para o ecommerce e o número de pedidos cresceu de 3,30 milhões para 3,70 milhões. Esses números por si já são uma boa razão para estar na Black Friday de 2018, mas você sabia que 90% dos ecommerces do país são formados por micro e pequenas empresas? Sim, esses dados foram retirados do Sebrae. Portanto amigo micro, nano e pequeno empreendedor prepare-se e aproveite essa oportunidade.

Hora de negociar

Para que uma promoção seja realmente boa, ela precisa ser vantajosa para o cliente e para o seu negócio. Não adianta vender todo o seu estoque a preço de custo, é preciso que essa venda seja feita de forma sustentável.

Por isso agora é a hora de negociar, para vender bem é preciso comprar bem. Conseguir um bom preço com os seus fornecedores agora irá possibilitar uma melhor margem de lucro e de negociação para promoções em novembro período de promoções da Black Friday.

Caso você tenha atuado nas edições anteriores veja quais produtos e estratégias de venda se tornaram conversões de vendas. Avalie seu estoque atual e planeje qual mix de produtos seu e-commerce vai oferecer como produtos com preços diferenciados na Black Friday.

Promoções como a loja toda com X% de desconto precisam de planejamento detalhado para que a promoção não se torne uma dor de cabeça na hora de fechar o resultado financeiro do ano

Planejamento

Planejar é importante, alias é fundamental. Realizar um bom planejamento proporciona boas conversões em vendas e principalmente evita boa parte dos problemas que podem surgir durante o período da Black Friday e outros momentos importantes de oportunidade de vendas para o e-commerce. 

Formação de preço

Como falamos no tópico anterior uma boa formação de preços começa agora com a compra do estoque, não se deixe levar por emoções momentâneas, pequenos desesperos que podem levar ao prejuízo, foque na segurança financeira e no limite de desconto possível para manter sua empresa financeiramente saudável.

Você pode ofertar Kits de produtos, descontos na segunda unidade, descontos em produtos da mesma categoria, por quantidade comprada, enfim, uma série de combinações que atraiam a atenção e que sejam interessantes para o consumidor.

Mas não cometa o gravíssimo erro de aumentar o valor dos produtos um ou dois meses antes da Black Friday e depois ofertar um falso desconto, os consumidores não aceitam isso e sua loja perde a credibilidade.

Comunicação

Comunicar é deixar a mensagem clara para quem a recebe! O consumidor precisa compreender a mensagem que sua loja esta passando, as informações precisam ser simples e muito claras.

Cuidado com informações ambíguas, mensagens de duplo sentido, frases que podem se voltar contra a sua empresa.

Detalhe as informações do produto

Sabemos que detalhar as informações do produto pode ser um trabalho bem demorado e nem sempre tão empolgante no dia a dia da empresa, mas ele é fundamental.

O consumidor online não tem a oportunidade de tocar no produto assim como faz na loja física por isso é tão importante que ele tenha todos os dados e informações possíveis sobre o produto que esta sendo vendido online.

Tamanhos, cores, peso, do que o produto é feito, se for um eletrônico qual voltagem, o que pode e o que não pode ser feito, etc.

Uma boa imagem vende muito

Tire boas fotos! As imagens são a arma de venda dos produtos, existem formas muito eficientes e de baixo custo para ter boas fotos dos seus produtos, mostre aos seu cliente o tamanho real dos produtos, coloque simulações de tamanho, centímetros, tire fotos com pessoas, informe tabelas de medidas, enfim dê ao seu cliente a sensação o toque.

 

Campanhas criativas e bem feitas

Comece a pensar nos banners, e-mail marketing, landpages, imagens, em toda a comunicação visual da sua loja para a Black Friday.

Se você começar agora a pensar no que ira fazer, começar a produzir, fazer testes A e B com certeza estará um passo a frente na conversão de vendas. Acompanhe as métricas do seu e-commerce, saiba por exemplo quantas visitas seu negócio online tem por semana, por mês, etc. Quais cidades ou regiões mais acessam, quem mais compra. Assim suas campanhas terão uma direção a seguir.

Ao investir em campanhas pagas é importante saber direciona-las para não perder dinheiro. Mesmo que a sua campanha não seja orientada a adwords ou similares, ela também terá um investimento seja com sua equipe interna, ferramentas de disparo de e-mails, etc. 

E os próximos passos?

Você já tem um bom preço, produtos com ótimas fotos e informação relevante, uma ótima campanha, agora é hora de ter um plano de entrega que surpreenda e que funcione.  Nosso próximo post tratará  da logística e infraestrutura.  Não perca!

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