Para comemorar o Dia Nacional do Futebol vamos contar como um projeto conseguiu unir nossa paixão pelo futebol ao que mais gostamos de fazer, que é transformar boas ideias em negócios digitais, e como o trabalho por um tempo ficou muito mais próximo dos gramados e desse mundo incrível chamado futebol.

Esse projeto empolgante é o Click da Bola; desenvolvemos uma plataforma que une os jovens talentos das categorias de base aos profissionais do mercado da bola, antigamente chamados de olheiros e hoje de avaliadores técnicos, vamos contar um pouco da nossa jornada na transformação dessa ideia em um negócio digital, cheio de aprendizado e gerador de muitas oportunidades.

O futebol, essa paixão nacional!

Basta nascer no Brasil para ter uma grande tendencia a gostar e muito de futebol, mesmo aqueles que dizem que não gostam, não conseguem ficar indiferentes as emoções de um grande clássico, seja ele de que grandeza for, porém mesmo com o maior número de títulos mundiais, esse esporte não tem suas origens em terras brasileiras, o futebol nasceu na Inglaterra em 1863 e foi introduzido oficialmente como esporte no Brasil em 1894 por Charles Miller.

sport club rio grande primeiro time de futebol registrado no Brasil
Escudo do Sport Clube Rio Grande

O dia nacional do futebol, foi criado em 1976 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A data surgiu para homenagear o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900, ele foi o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil e é o clube há mais tempo em atividade no país.

equipe de 1909 do Sport Club Rio Grande o primeiro time de futebol registrado no Brasil
foto – publicada no Blog da Editora Autores

Futebol e tecnologia – mistura que dá certo

Quando a equipe do Click da Bola entrou em contato e nos contou a idéia do negócio gostamos de primeira, e desde a primeira reunião começamos a estruturar o modelo de negócio, ou seja, começamos a verificar as hipóteses a serem testadas que validariam o negócio, sugerimos que a equipe verificasse qual o formato de monetização que atenderia as necessidades e anseios do negócio e iniciamos uma série de conversas até que o modelo de plataforma web foi definido.

Após a primeira estruturação desse modelo de negócio, passamos para a estruturação dos processos, quem é o cliente, quais os caminhos que ele vai percorrer dentro da plataforma e a construção em si, com a definição de layout, integração com meio de pagamento, escolha de adquirentes, cadastro dos primeiros jogadores e avaliadores técnicos.

E assim como treino é treino e jogo é jogo, a publicação de uma plataforma precisa ser testada pelo público final, que é nosso maior parceiro, pois aponta quais pontos precisam ser melhorados, o que ja esta bom e o que ainda precisa ser construído, e não esta sendo diferente com o Click da Bola, cada sugestão, cada situação é analisada e se for coerente para o desenvolvimento do negócio é aplicado com agilidade na plataforma.

Comemoramos os primeiros clientes na plataforma como se fossem gols decisivos de finais de campeonatos, vivemos junto com a equipe do Click da Bola a emoção de ver que o cliente final, ou seja, o pai ou a mãe que sonha realizar o desejo do filho de ser um jogador profissional e que ele tenha chances de ser visto por profissionais do setor, ficou claro que a comunicação e o passo a passo da jornada do negócio foi compreendido e a assinatura dos planos ou a compra do kit para realizar a avaliação técnica foi efetuada com sucesso. E claro também verificamos as principais dúvidas e seguimos no trabalho contínuo de melhoria, pois todo sistema é vivo e a cada passo de crescimento tem novas necessidades.

Nada melhor para comemorar o Dia Nacional do Futebol, aliando essas paixões, porque mais que fazer códigos, gostamos mesmo é de acompanhar os projetos desde o seu nascimento, construindo junto com nosso cliente uma história de parceria, torcendo junto a cada conquista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *