No primeiro post dessa série sobre Como construir um site, tratamos de assuntos como domínio, servidor e hospedagem, além de pontos como: Qual a importância e o significado de cada termo na jornada de construção de um site que, além de bonito, comunique ao seu público alvo a proposta de valor do seu negócio, do que ele trata, o que a sua empresa oferece, etc.

No post de hoje vamos tratar estes aspectos que não são levados em consideração ou tratados com a seriedade necessária. Estamos falando do Certificado SSL, planejamento e estrutura do site, os quais abordaremos hoje.

O que é o Certificado SSL e para que ele serve?

O Certificado Secure Socket Layer ou SSL, foi desenvolvido em 1994, pela Netscape, e é tido como um padrão de segurança em tecnologia. Ele criptografa todo o caminho que as informações fazem do servidor até o navegador1. Então quando você acessa um site que tenha o Certificado SSL, as informações que estão armazenadas no servidor em que o site está hospedado fluem com mais segurança até o navegador.

Pense no servidor e no navegador como dois “lugares” distintos. Quando estas informações estão trafegando de um lugar a outro, elas podem ser interceptadas e o que este certificado de segurança faz é criptografar as informações para que, mesmo que interceptadas, não sejam possíveis de serem lidas. Estas informações podem ser desde números de cartões de crédito, e-mails, endereços de residências até o próprio conteúdo do site. 

Este certificado é de extrema importância não só para garantir a segurança dos dados de quem o acessa, mas para garantir a integridade dos dados do servidor inteiro em que aquele site está hospedado. Se um servidor é um condomínio e o site é o conteúdo de dentro de uma casa, podem existir outros sites hospedados naquele mesmo servidor, ou outras casas naquele mesmo condomínio. Se uma pessoa ou programa mal intencionado tem acesso às informações de apenas um site, é possível rastrear um caminho que consiga acessar o servidor e ter acesso aos outros sites. Com a certeza de que seu site está seguro, podemos prosseguir para a próxima etapa. 

Como planejar e estruturar o conteúdo? 

Um conteúdo bem estruturado e pensado agiliza o desenvolvimento do site e auxilia em todo o processo de compreensão do seu negócio.  

Carregar em termos técnicos e ortodoxos podem fazer com que os visitantes se confundam e percam o interesse pelo conteúdo. Entender quem é o seu público alvo permite que você fale diretamente para ele, compreendendo que quanto mais clara for a informação, maiores serão as chances de ampliar o seu mercado alvo.  

Quando se pensar em estruturar o site, deve-se pensar em que tipo de páginas agregará conhecimento ao meu cliente e o que fará com que ele se interesse e passe o maior tempo possível no meu site. Em um e-commerce2, por exemplo, onde o produto pode ser customizável, de que forma vou estruturar as páginas para que o cliente consiga personalizar exatamente o que ele quer e encontre todos os recursos disponíveis? Deve-se deixar as convicções próprias de lado, entrar na cabeça do cliente e pensar como ele para entender o que ele quer.

1 Navegador (ou Browser) – Programa que permite o acesso a sites, como por exemplo Google Chrome, Mozila Firefox, Internet Explorer. 

2 E-commerce – Loja online 

Você tem uma ideia? Fale com a nossa equipe!

Categories: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *