Bonito esse site aqui né? Todo diagramado, alinhado, responsivo. Para chegar até aqui decorrem diversas etapas como o registro do domínio, escolha de hospedagem, Certificado SSL, estruturação e elaboração de conteúdo e comunicação. Calma, é muita coisa e nós daqui da Webba entendemos do assunto, então vamos fazer uma série de: Quais as etapas para construir um site e o que elas envolvem?
Na primeira parte da nossa série vamos falar sobre:
O que é um domínio, um servidor e hospedagem?
Domínio é o nome do seu site, é um conjunto de letras e/ou caracteres que facilitará a localização do seu site na internet. Pense no domínio como um endereço de uma casa. No Brasil, quem regula e disponibiliza os domínios é o Registro BR. Sem o domínio precisaríamos memorizar uma série de números para encontrar um site na internet. Para se ter um domínio, é necessário hospeda-lo em um servidor. O que nos leva ao próximo tópico: Servidor.
Ao registrar um domínio, o Registro BR pede um DNS1, que é uma tecnologia que faz a função de conectar o nome a essa identificação do registro, ou seja, funciona como um tradutor de endereços IP2. Cada servidor tem um IP único, então, o DNS traduz o seu domínio para que este faça parte do código de um certo servidor, isso é hospedar um site em um servidor. Pense no servidor como um condomínio.
A hospedagem é o serviço de armazenamento e disponibilização do conteúdo do seu site, a estrutura do site, os códigos usados, os seus emails também podem ser providos por essa hospedagem, existem empresas que oferecem o serviço de emails junto com a hospedagem, outras apenas o site, e ainda existem provedores exclusivos de emails. Pense na hospedagem como uma casa.
Mas como tudo isso se encaixa?
Para chegar até a casa de alguém eu preciso do endereço, certo? Neste endereço existe uma estrutura física, a casa em si, esta casa pode estar situada em um condomínio ou bairro normal e dentro desta casa há móveis decorações de acordo com o morador. Trazendo isso para o desenvolvimento de sites, o endereço da casa é o domínio, a estrutura da casa, o local em que esta casa está é a hospedagem, o servidor é o bairro ou o condomínio e o conteúdo do site é o interior da casa, que pode ser arrumada de acordo com o pedido.
Quando um domínio é registrado, a hospedagem é feita na hora, ou seja, quando o endereço é definido a casa é erguida, então independente se há alguém morando lá ou se já pintaram as paredes, o aluguel começa a contar. Por isso mesmo que o seu site ainda não esteja pronto, se o seu domínio ja foi registrado e você ja esta utilizando o email ou colocou no ar uma página de site em construção é preciso ter uma hospedagem ativa, pois já esta disponibilizando o endereço e o conteúdo para os seus usuários.
No próximo capítulo da nossa série de como construir um site, vamos contar sobre Certificado SSL, planejamento e estruturação.
1 DNS – Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios.
2 IP – Internet Protocol, é um número que identifica um dispositivo em uma rede.