No dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário e, por isso, nós da Webba queremos homenagear essa etapa da vida que às vezes pode ser estigmatizada, mas que tem pode ser o abrir de portas para sua carreira.

Muito de nós já passamos por essa fase: fazer faculdade ou algum curso e precisar se inserir no mercado de trabalho. O começo de uma carreira pode ser algo muito duvidoso e difícil, às vezes há uma incerteza sobre certa área, às vezes existem muitas barreiras para entrar na empresa dos sonhos e muitas vezes as duas coisas coexistem.

É muito comum observar as descrições das vagas de emprego que pedem zilhões de competências e muuuuita experiência na área e atender a todos os requisitos pode ser complicado sem uma oportunidade, e é aí que o estágio entra.

O estágio é uma parte muito importante na hora de determinar qual caminho seguir. Podemos ler, ouvir os profissionais da área, mas só colocando a mão na massa pra descobrir se aquela é a sua paixão ou não. É vivendo a realidade daquela profissão que entendemos a necessidade e as dores do que estamos lidando e, com isso, tomar uma decisão de tornar aquilo como uma missão na vida.

O Dia dos Estagiário foi instituído em 1982, com a publicação de um decreto que regulamentava a lei existente sobre o estágio e estabelecia regras e limites para a atividade. De acordo com a lei, alunos de educação superior, profissional, ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, podem se candidatar a vagas de estágio.

dia do estagiario, filme estagiarios

Quando pensamos num estagiário, é normal vir a imagem de uma pessoa jovem e cheia de energia – pelo menos de início –, mas o estágio pode ser feito por qualquer estudante em qualquer idade.

A ficção imita a vida

Quem não lembra do Will Smith, em à Procura da Felicidade, começando sua carreira no ramo de ações da bolsa de valores, ou do filme Os Estagiários, onde a dupla principal precisa se reinventar para conseguir passar no nada convencional processo seletivo do Google, ou do personagem icônico Chandler Bing, de Friends, que larga a vida de (insira aqui a profissão do Chandler) e resolve começar na área de Publicidade e Propaganda no auge de seus 35 anos.

Estas obras mostram bem como o estágio pode não só abrir portas, mas reabri-las, já que nunca é tarde para estudar e aprender, e ser estagiário pode ser o recomeço.

Categories: Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *