No capítulo de hoje falaremos sobre as grandes áreas de aplicação do Marketing Digital e sobre as temíveis siglas, que podem ser complexas, mas nós demos um jeito de deixar tudo bem mastigadinho pra você. No texto de hoje falaremos sobre “Como e Onde aplicar o Marketing Digital – Aplicações e Ferramentas”.

Antes de começar a leitura deste texto, leia também os dois primeiros capítulos desta série, o primeiro, sobre Marketing Tradicional versus Marketing Digital, e o segundo, sobre “Porque preciso do Marketing Digital?“.

As grandes áreas que abordaremos aqui tem suas especificidades cada uma, mas não se prenda em caixinhas, elas serão explicadas separadamente, mas na construção de uma estratégia, estas áreas se mesclam, de acordo com sua necessidade. Falaremos sobre algumas siglas que você já deve ter ouvido falar como SEO, SEM, SMO e SMM. Calma e não se apeguem às siglas, tudo será explicado, querido internauta.

Pago versus Orgânico

exemplo anuncio no google
Exemplo trafego pago no Google – imagem site Google

Um conceito que é muito falado no meio do Marketing Digital é o conceito de tráfego pago e orgânico. Pense numa página do Google, digamos que eu pesquise algum conteúdo sobre Marketing Digital, as primeiras buscas que aparecem são de empresas que pagaram para estar nos primeiros resultados de busca, e estão marcados como anuncio, e os cliques que aqueles anúncios recebem fazem parte do tráfego pago. Já o orgânico são os outros resultados – que não aparecem como anúncio – e que conseguem um ranqueamento por meio de produção de conteúdo e trabalho de relevância. Os cliques por meio destes resultados geram o tráfego orgânico.

Explicado isso, vamos para as grandes áreas:

Publicidade Digital

Sabe quando você entra num site e vê vários espaços com propagandas diversas? Estas são as propagandas pagas. Dentro da Publicidade Digital existe o SEM ou Search Engine Marketing, que nada mais é que uma um conjunto de técnicas para trazer mais visitantes para o seu site, que envolvem o uso de links patrocinados e de otimização de sites, para melhorar o seu posicionamento nos sistemas de busca como Google e Bing.

Publicidade Digital em um portal de notícias
Publicidade Digital em um portal de notícias

No SEM é investido um valor em campanhas nos sistemas de buscas com objetivo de ter um posicionamento melhor e conseguir mais visitas quando certas palavras chaves forem pesquisadas. Neste, os anúncios aparecem mediante a pesquisa das palavras chaves apenas. Na Publicidade Digital um espaço é pago dentro de um portal ou rede social. Este tipo aparece para o internauta independente de ter feito uma busca ou não, assim alcançando uma audiência maior.

Publicações pagas em um sistema de busca (SEM)
Publicações pagas em um sistema de busca (SEM)

Dentro da Publicidade Digital também entram os e-mails marketing, estratégias de automação de marketing por meio de uma sequencia de respostas automáticas por email, onde podem ser enviadas newsletters, ebooks, convites e informar novidades sobre a empresa e tudo isso aliado as de anúncios pagos no Google e Bing Ads.

Sistemas de Busca

O mais popular dos Sistemas de Busca é o famoso oráculo Google, mas além dele, por menor que seja o tráfego por este buscador, o Bing também é contemplado. No Sistema de Buscas entra o SEM – como já explicamos sua definição acima – e o SEO, que é o ranqueamento por tráfego orgânico

Numa estratégia de SEO, ou Search Engine Optimization, existem mais de 200 fatores que devem ser levados em consideração para uma boa estratégia, mas neste texto vamos falar de maneira geral sobre dois pontos que abarcam diversos destes fatores. Caso queira ver a lista completa, clique aqui.

Para o SEO há dois pontos básicos importantíssimos para melhorar seu posicionamento, o primeiro é a produção de conteúdo. Produzir conteúdo original e de qualidade para o seu site ou blog faz com que os algoritmos dos buscadores interpretem que você tem certa autoridade na área, entendendo que você é uma fonte de informação com confiabilidade.

O segundo ponto são os melhoramentos do seu blog ou site. Por meio de modificações de estrutura você pode ajudar e muito a se posicionar melhor nas buscas. Alguns exemplos são o Certificado SSL, ou certificado de segurança – já falamos dele aqui no segundo capítulo da nossa série “Como construir um site?” –, que contribui para a sua credibilidade no mundo digital, a responsividade do seu site, ou seja, se ele se adapta nos diversos tipos de aparelhos, como smartphones, computadores, tablets, etc, e a velocidade de carregamento das páginas.

Mídias Sociais

Com a popularização das redes sociais e suas constantes diversificações, o Marketing Digital se reinventou e foi criado o SMM, ou Social Midia Marketing, que é basicamente o marketing para as mídias sociais. Atualmente, com os diferentes tipos, uma mesma mensagem tem de ter enfoques diferentes para cada uma, um exemplo é o Facebook e o Instagram, onde um mesmo conteúdo é mostrado de formas muito diferentes.

O marketing para mídias sociais dá grande destaque para a criação de conteúdo original e de qualidade. Dentro desta área existe o SMO, ou Social Midia Optimization. Esta estratégia pode ser uma grande aliada na divulgação dos conteúdos do seu site ou blog, na criação de um relacionamento com seus clientes e ser uma grande oportunidade para gerar tráfego orgânico. As publicações nas redes normalmente são mais curtas e mais interativas, onde o conteúdo tem de se conectar com a pessoa por trás da tela.

SMO é uma estratégia para gerar oportunidades de tráfego orgânico e, com o impulsionamento de publicações, temos o SEM dentro das mídias sociais
SMO é uma estratégia para gerar oportunidades de tráfego orgânico e, com o impulsionamento de publicações, temos o SEM dentro das mídias sociais

É por meio das redes sociais que os clientes podem conhecer mais da empresa, indo além dos produtos e serviços. Dentro da área de mídias sociais há diversas estratégias, como a de engajamento, que consiste em criar conteúdo que as pessoas interajam por meio de reações e comentários, fazendo com a publicação apareça mais e mais pessoas.

Assim, como comentamos no início do texto, estas grandes áreas tem suas particularidades, mas todas se interconectam em algum momento. O SEM é uma publicidade digital, mas que pode estar dentro de um sistema de buscas e dentro das mídias sociais, por meio anúncios ou até mesmo influenciadores e o SEO pode estar dentro das mídias sociais e dos sistemas de busca.

Hoje, seja qual for a necessidade da sua empresa, existe uma ferramenta para sanar esta dor. Tudo isso são ferramentas que devem ser usadas na composição de uma estratégia, não necessariamente todas de uma vez, mas é aí que está a arte de conhece-las e aplica-las em benefício da presença digital da sua empresa.

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