Por que preciso do Marketing Digital?

No primeiro capítulo da nossa série sobre Marketing Digital, contamos um pouco sobre a história do Marketing, desde a criação da prensa, passando por inovações como telefone, rádio, televisão e, por fim, o fenômeno da internet e das redes sociais. Contamos essa história para que você, leitor, entenda como a tecnologia mudou drasticamente a forma como consumimos informação e quais são os caminhos.

Ao longo desta série, abordaremos o por que, como, onde e quando. Hoje falamos do por que preciso do Marketing Digital.

Do mesmo jeito que o Digital e o Tradicional estão interinamente ligados, há aspectos do mundo digital que precisaram ser avaliados para que fossem contemplados na elaboração da estratégia, são eles:

Alcance global

Com o marketing digital não há limites físicos, não há a necessidade de um local próprio para um outdoor e nem de armazenamento para panfletos. Na internet a informação é ilimitada e ela é o principal guia de busca de informações das pessoas. Ter relevância neste mundo faz com que o seu negócio alcance um maior número de pessoas de uma só vez e, assim, se tornar uma referência em certo assunto quando as pessoas procurarem por certas palavras chaves.

Preço

Uma das principais diferenças entre o Marketing Tradicional e o Digital é este tópico. Fazer um anúncio na televisão ou em um jornal e revista pode ser muito caro, o que favorecia muito mais as grandes empresas e os pequenos empreendedores não podiam contar com essa ferramenta. No mundo digital, qualquer um pode fazer um publicação impulsionada nas redes sociais ou pagar para se ranquear nas páginas de buscadores, tudo depende do quanto se quer e pode investir e mais ainda, o quanto se quer ter de retorno.

Métricas

As métricas são as principais diferenças entre o mundo digital e o offline. Digamos que eu faça um anúncio em um jornal de grande circulação. Muitas pessoas compram este jornal e o leem, mas qual foi o impacto do meu anúncio? Quantas pessoas pararam para lê-lo? Quanto tempo essa pessoa parou na página que estava o meu anúncio? Ela é o meu público? Nada disso pode ser medido precisamente com os meios de massa. Já no digital tudo isso são métricas valiosas para medir o resultado de uma estratégia e avaliar a qualidade do seu conteúdo e se está sendo direcionado para as pessoas certas.

Segmentação

A segmentação é um ponto importantíssimo para a minha estratégia de Marketing Digital, por quê? Bom, digamos que eu tenha uma linha de cremes hidratantes para cabelos e queira lançar uma linha para cabelos cacheados. Quem é o meu público? Pessoas de cabelo cacheado, certo? A lógica é simples, fazer meu produto ser visto por quem se interessaria em compra-lo. Do mesmo jeito que você consegue segmentar sua comunicação por nichos de mercado, você consegue fazê-la também levando em consideração as dores e necessidades do seu cliente.

Interatividade e tempo real

Com o fenômeno das redes sociais, hoje é possível divulgar conteúdo muito mais fácil e interativo. Hoje é possível fazer transmissões e posts em tempo real em que as pessoas se engajem e se envolvam com a publicação por meio de seus smartphones. Por causa disso a informação viaja mais rápido, mas também é esquecida mais rapidamente, por isso é importante estar sempre comprometido a produzir conteúdo para suas páginas, blogs e sites, para se fazer presente e ter relevância nas mídias

Hoje, fazer marketing é estar sempre atento a novas ferramentas, novas tendências, novos comportamentos, etc. O Marketing Tradicional ainda tem seu espaço, mas com a inovação tecnológica avançando cada vez mais rápido, é de se entender que os meios de massa sejam cada vez menos utilizados para buscar informação e entretenimento e de espaço a novos meios digitais.

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