Hoje começamos uma nova série aqui no blog da Webba e ela é a continuação da nossa série “Como construir um site?”. No último capítulo desta série falamos um pouco sobre a importância do marketing digital, tema este que será abordado com um pouco mais de profundidade nesta série: Marketing Digital 101. Se você ainda não viu a nossa série sobre como construir um site TOP, dá uma lida aqui e volte pra cá!
Iremos dividir esta série em 5 partes, onde nesta primeira parte, falaremos um pouco sobre o que compreende o Marketing e o Marketing Digital como duas esferas que se complementam.
Marketing Tradicional versus Marketing Digital
Os primórdios do marketing
Com a ascensão da internet mais e mais pessoas tem procurado por informações no meio digital. O Marketing tradicional começou lá nos tempos da prensa, quando era necessário juntar milhares de letras para formar uma única página impressa, de qualquer forma, esse foi o início da revolução da comunicação já que a partir desse ponto, foi descoberto um modo de produzir conteúdo em massa e distribuir a um maior número de pessoas. Foi pela revolução da prensa que surgiram os primeiros anúncios impressos.

Assim, outros meios de comunicação também se popularizaram, como os panfletos, mas ainda existia um problema, eles tinham de ser distribuídos pessoa a pessoa, de um em um. Pensando nisso, percebeu-se que ao fixar um folheto em uma dimensão muito maior atingiria muito mais pessoas de uma só vez, e dessa percepção nasceram os primeiros outdoors, um anúncio com dimensões médias de 9 x 3 metros, com isso os anúncios eram vistos de longe e por muito mais pessoas.
A inovação como ferramenta fundamental da comunicação
Com a o final do século XIX e início do XX, inovações como o rádio, telefone e televisão começaram a se tornar populares, e aí nasceu uma nova oportunidade para o marketing, mais uma vez, se reinventar. Foi nesse momento que também nasceu uma profissão, o telemarketing.

Mas se teve uma invenção que superou as receitas de todas as outras, foi a televisão. O rádio e o telefone já propagavam informação por meio de voz em movimento e as revistas, jornais e outdoors, as imagens, mas foi a televisão que juntou as duas coisas. Inicialmente ela era feita de madeira e demorava uns minutinhos para esquentar e começar a transmitir, mas ela foi um dos mais populares meio de comunicação e um dos mais caros também.
Durante muito tempo a televisão foi um dos meios de comunicação e entretenimento em massa mais usados, quem não lembra de um comercial que marcou a infância?
A onda digital
Com a onda dos computadores e surgimento da internet, o comportamento dos consumidores começaram a mudar. A informação e entretenimento estava mais acessível e mais barata, mas o número de usuários ainda não era expressivo. Com o lançamento do primeiro smartphone, a revolução digital começava a avançar a passos um poucos mais largos, mas ainda devagar, já que a popularização do deste aparelho só aconteceu alguns anos depois.

Além da onda de inovação tecnológica, aconteceu o fenômeno das redes sociais, quem não se lembra do Orkut, MySpace, ICQ, MSN? Pois é, a informação se tornou rápida, muito rápida, e informal. O compartilhamento de imagens e textos se tornou algo corriqueiro. E a partir do que foi surgindo pela internet, o Marketing começou a perceber a necessidade de se reinventar, mais uma vez.
Com a informação sendo procurada por mecanismos de busca surgiu a preocupação com o SEO, com a popularização dos blogs surgir o Marketing de Conteúdo, com a introdução do Facebook surgiu o SMM, a partir do Youtube o recurso do vídeo começou a ser utilizado e a partir do uso dos smartphones começou a preocupação pela responsividade.
Concluindo…
Mas porque estamos contando toda essa história? Para que você, caro leitor, entenda que o Marketing Tradicional e o Marketing Digital estão intrinsecamente ligados, o Digital não existiria sem o Tradicional, onde toda boa estratégia de marketing precisa conter os fundamentos clássicos, e é exatamente isso que iremos expor nos próximos capítulos desta série.

Com os meios de massa, onde a televisão, o rádio e o telefone são compreendidos, a informação era disseminada, mas não haviam meios de mensurar o alcance e se estas informações estavam chegando até público certo. Com o Marketing Digital, esta preocupação se tornou vital, e hoje essas métricas fazem parte de uma das pontas do plano de marketing, sendo de grande importância na medição da efetividade da estratégia elaborada.
Agora que você sabe o caminho pelo qual o marketing percorreu, partiremos de onde paramos, da era digital. E se você ficou meio confuso com termos como SEO e SMM, calma, tudo será explicado, jovem gafanhoto. Então até semana que vem, onde iremos abordar o porque de uma estratégia de Marketing Digital ser tão importante para o sucesso do seu empreendimento.