Hoje começamos uma nova série aqui no blog da Webba e ela é a continuação da nossa série “Como construir um site?”. No último capítulo desta série falamos um pouco sobre a importância do marketing digital, tema este que será abordado com um pouco mais de profundidade nesta série: Marketing Digital 101. Se você ainda não viu a nossa série sobre como construir um site TOP, dá uma lida aqui e volte pra cá!

Iremos dividir esta série em 5 partes, onde nesta primeira parte, falaremos um pouco sobre o que compreende o Marketing e o Marketing Digital como duas esferas que se complementam.

Marketing Tradicional versus Marketing Digital

Os primórdios do marketing

Com a ascensão da internet mais e mais pessoas tem procurado por informações no meio digital. O Marketing tradicional começou lá nos tempos da prensa, quando era necessário juntar milhares de letras para formar uma única página impressa, de qualquer forma, esse foi o início da revolução da comunicação já que a partir desse ponto, foi descoberto um modo de produzir conteúdo em massa e distribuir a um maior número de pessoas. Foi pela revolução da prensa que surgiram os primeiros anúncios impressos.

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Assim, outros meios de comunicação também se popularizaram, como os panfletos, mas ainda existia um problema, eles tinham de ser distribuídos pessoa a pessoa, de um em um. Pensando nisso, percebeu-se que ao fixar um folheto em uma dimensão muito maior atingiria muito mais pessoas de uma só vez, e dessa percepção nasceram os primeiros outdoors, um anúncio com dimensões médias de 9 x 3 metros, com isso os anúncios eram vistos de longe e por muito mais pessoas.

A inovação como ferramenta fundamental da comunicação

Com a o final do século XIX e início do XX, inovações como o rádio, telefone e televisão começaram a se tornar populares, e aí nasceu uma nova oportunidade para o marketing, mais uma vez, se reinventar. Foi nesse momento que também nasceu uma profissão, o telemarketing.

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Mas se teve uma invenção que superou as receitas de todas as outras, foi a televisão. O rádio e o telefone já propagavam informação por meio de voz em movimento e as revistas, jornais e outdoors, as imagens, mas foi a televisão que juntou as duas coisas. Inicialmente ela era feita de madeira e demorava uns minutinhos para esquentar e começar a transmitir, mas ela foi um dos mais populares meio de comunicação e um dos mais caros também.

Durante muito tempo a televisão foi um dos meios de comunicação e entretenimento em massa mais usados, quem não lembra de um comercial que marcou a infância?

A onda digital

Com a onda dos computadores e surgimento da internet, o comportamento dos consumidores começaram a mudar. A informação e entretenimento estava mais acessível e mais barata, mas o número de usuários ainda não era expressivo. Com o lançamento do primeiro smartphone, a revolução digital começava a avançar a passos um poucos mais largos, mas ainda devagar, já que a popularização do deste aparelho só aconteceu alguns anos depois.

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Além da onda de inovação tecnológica, aconteceu o fenômeno das redes sociais, quem não se lembra do Orkut, MySpace, ICQ, MSN? Pois é, a informação se tornou rápida, muito rápida, e informal. O compartilhamento de imagens e textos se tornou algo corriqueiro. E a partir do que foi surgindo pela internet, o Marketing começou a perceber a necessidade de se reinventar, mais uma vez.

Com a informação sendo procurada por mecanismos de busca surgiu a preocupação com o SEO, com a popularização dos blogs surgir o Marketing de Conteúdo, com a introdução do Facebook surgiu o SMM, a partir do Youtube o recurso do vídeo começou a ser utilizado e a partir do uso dos smartphones começou a preocupação pela responsividade.

Concluindo…

Mas porque estamos contando toda essa história? Para que você, caro leitor, entenda que o Marketing Tradicional e o Marketing Digital estão intrinsecamente ligados, o Digital não existiria sem o Tradicional, onde toda boa estratégia de marketing precisa conter os fundamentos clássicos, e é exatamente isso que iremos expor nos próximos capítulos desta série.

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Com os meios de massa, onde a televisão, o rádio e o telefone são compreendidos, a informação era disseminada, mas não haviam meios de mensurar o alcance e se estas informações estavam chegando até público certo. Com o Marketing Digital, esta preocupação se tornou vital, e hoje essas métricas fazem parte de uma das pontas do plano de marketing, sendo de grande importância na medição da efetividade da estratégia elaborada.

Agora que você sabe o caminho pelo qual o marketing percorreu, partiremos de onde paramos, da era digital. E se você ficou meio confuso com termos como SEO e SMM, calma, tudo será explicado, jovem gafanhoto. Então até semana que vem, onde iremos abordar o porque de uma estratégia de Marketing Digital ser tão importante para o sucesso do seu empreendimento.

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