O Modo Redes de Ser e Fazer – Maré na Pandemia

Formalizada como instituição em 2007, a Redes da Maré é uma organização da sociedade civil que busca garantir os direitos dos moradores do conjunto de favelas da Maré.Ao longo de sua história, a Redes da Maré construiu e fortaleceu as associações de moradores e mobilizou lutas pelo desenvolvimento territorial. A Redes da Maré nasce e se expande na luta por direitos, com destaque para o direito à Educação e para o seu primeiro projeto, o Curso Pré-Vestibular Comunitário

Cartografia Afetiva

É uma cartografia afetiva  sobre a metodologia desenvolvida e aplicada pela Redes da Maré na pandemia. Este material é resultado de uma reflexão sobre o que foi vivido, com o objetivo de transformar as práticas da organização em conhecimento coletivo e compartilhado. Por cinco meses, uma equipe percorreu o território, analisou documentos e escutou mais de 70 pessoas envolvidas nas ações da Campanha “Maré Diz Não ao Coronavírus”. As perguntas-guia eram: Como a Redes da Maré criou a Campanha? Quais experiências e acúmulos ao longo de sua história foram fundamentais para enfrentar as urgências impostas pela pandemia? As respostas surgiram do olhar profundo sobre a trajetória da instituição e as ações da campanha. Esta cartografia é composta por textos e imagens que buscam ilustrar o agir, os afetos e a identidade da Redes da Maré.

Nosso desafio

A cartografia nasceu de forma física, com ilustrações desenvolvidas pela Agência Mascavo, o desafio era transportar o conteúdo e toda a linguagem visual para a web, em um site próprio que não perdesse a estética, mas que ao estar digitalizado pudesse ter mais interatividade e estar disponível em formatos diversos, ou seja, que fosse facilmente acessado em dispositivos móveis, além de estar disponível nos idiomas português e espanhol

Entrega

Desenvolvemos o site em formato onepage para que o acesso as informações se tornasse mais dinâmico, para tornar o visual limpo e mais adaptado a web, inserimos elementos interativos que permitiram a exposição das informações de forma integral.

Ao reduzir a quantidade de texto aparente conseguimos fazer com que o leitor tenha acesso ao conteúdo como um todo ao mesmo tempo em que valorizamos as ilustrações e parte gráfica da cartografia.

Acesse e conheça o projeto www.modo.redesdamare.org.br

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *